domingo, 9 de setembro de 2012

Vamos para o Jardim de Infância II


 ADAPTAÇÃO AO JARDIM DE INFÂNCIA

O seu filho já está no Jardim de Infância. É um período difícil para ele e para si. Para ele, porque está a viver situações novas e não se sente ainda seguro. Para si, porque tem muitos medos: que não se sinta bem, que o tratem mal, que não coma, ....
  •  Tente acalmar-se pensando que estar no Jardim de Infância vai ser bom para ele. A criança sente a sua preocupação mesmo que tente não a mostrar. Se sente que a mãe ou o pai têm medo, o seu medo aumenta. Faça tudo para não ficar muito preocupado.
  •  Se está muito ansioso telefone para a Educadora quando quiser. Ela vai apreciar o seu interesse e vai dar-lhe as informações que o vão sossegar.
  • A criança não fica bem no Jardim de Infância de um momento  para o outro. Pode começar a ir com gosto ou facilidade e depois entrar num período em que quer ficar em casa, chora, resiste. Não pense que está tudo perdido. Sejafirme, tente saber o que se está a passar e dê-lhe muito carinho.
  • Deixe a criança levar para a escola alguma coisa que seja importante para ela ou de que goste muito. Assim fará a ligação entre a casa e a escola e vai sentir-se mais segura.
  • Nunca deixe a criança à porta do Jardim de Infância. Entregue-a diariamente à Educadora ou à pessoa que está encarregada de receber os meninos.
  • Faça os possíveis para que a seu filho saia sempre à mesma hora, isto é, que a pessoa que o vai buscar não se atrase. Se por alguma razão num dia especial tenha que ir a outra hora, avise-o com antecedência ou telefone à Educadora para o avisar. Poucas coisas são tão difíceis parauma criança que ver sair os outros meninos e o pai ou a mãe não aparecerem.
  • Esteja ao mesmo tempo atento ao que se vai passando: contacte(ou peça à pessoa que o leva ) todos os dias com a Educadora para saber como as coisas vão correndo.
  • Converse todos os dias com a criança sobre a sua “escolinha”: o que fez, o que aconteceu. Há ocasiões em que a criança não quer falar disto — não responde, muda de conversa; se assim for, não force, verifique junto da Educadora se tudo parece correr bem e vá tentando conversar sobre o assunto, com cuidado.
  •  Diga à Educadora as coisas que lhe parece que é importante ela saber: como a criança se sente, o que ela conta sobre a escola, e quaisquer acontecimentos que a possam ter influenciado. Oiça o que ela tem para lhe dizer.
  • Se o seu filho levar para casa trabalhos que fez na escola, diga-lhe que são muito bonitos e ponha-os bem à vista, se possível numa parede. Peça - lhe para lhe ensinar as cantigas, os jogos e as histórias novos que for aprendendo.
Extraído do Guia de Pais "Os meninos e o Jardim de Infância Sugestões aos Pais Imigrantes"
Editor: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural
Autora: Maria Helena Noronha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...